Outras palavras, outro jeito de fazer projetos
O Vídeo-Projeto é uma metodologia que vem sendo elaborada pela Casa Verde, para facilitar o acesso de comunidades locais e populações tradicionais (indígenas, quilombolas e camponesas) aos recursos para projetos de desenvolvimento local.  

videoprojeto_mdAtendendo a uma demanda do PPP-ECOS, que há dez anos apóia projetos comunitários de uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, A Casa Verde vem desenvolvendo experimentações (que integram vídeo, teatro e desenho). A idéia é criar uma metodologia participativa para a elaboração de projetos, que sejam de fácil compreensão e uso para comunidades locais e populações tradicionais do Cerrado (indígenas, quilombolas e camponesas). 

A primeira fase de experimentações do projeto contou com a participação de duas comunidades indígenas: os Xakriabá da Aldeia do Brejo do Mata Fome, norte de Minas Gerais e os Xavante da Aldeia Tanguro, Terra Indígena Pimentel Barbosa, Mato Grosso.

O trabalho com os Xakriabá resultou na elaboração do projeto “Água para Todos”, destinado à construção de 21 cisternas de placa, para a captação de água das chuvas, na Aldeia Riachão, com recursos da George Fischer Foundation (GFF).

Entre os Xavante, o projeto “Dasa Uptabi: alimentação verdadeira Xavante”, destina-se ao plantio de algodão e urucum (espécies utilizadas nos paramentos de festas), espécies crioulas de milho e à domesticação de batatas nativas do Cerrado.

A segunda fase de experimentações com o Vídeo-Projeto passou também a integrar comunidades negras rurais: Comunidade do Cedro, em Mineiros, Goiás, e o grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário, na Serra do Salitre, Minas Gerais.

Parceiros: Associação Brasiliense de Apoio ao Vídeo no Movimento Social (ABRAVÍDEO), Associação Indígena Xavante da Aldeia Tanguro e Associação Xakriabá da Aldeia Barreiro Preto.

Fonte financiadora: Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).

 
Copyright © 2005 - 2017 A Casa Verde. Designed by JoomlArt.com Our site is valid CSS Our site is valid XHTML 1.0 Transitional