Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado
Para enfrentar o grave quadro de degradação que ameaça a base de sobrevivência material e o patrimônio simbólico de grande número de etnias indígenas é que foi criada a Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (MOPIC). 

corrida_de_tora_mdAtualmente as terras indígenas, que constituem as maiores áreas de Cerrado em pé, estão espremidas pelo avanço da fronteira agropecuária, sofrendo os impactos do desmatamento no entorno e da poluição das cabeceiras de seus rios. Nesse contexto, a degradação ambiental ameaça a base de sobrevivência material e social destes povos, com grandes perdas em termos de diversidade biológica e cultural.

A fim de promover ações coordenadas para a proteção dos territórios, o acesso aos recursos naturais e a valorização das culturas indígenas do Cerrado, em novembro de 2006, foi realizado, em Brasília, DF, o seminário "Nossa Terra, Nossa Casa".

A programação do evento incluiu a realização da II Corrida de Toras, na Esplanada dos Ministérios - o jogo tradicional dos povos indígenas do tronco lingüístico Jê - para chamar a atenção da sociedade nacional sobre os problemas que afetam os Povos Indígenas do Cerrado.

O seminário integrou 30 diferentes etnias em torno da discussão de uma pauta política e do planejamento de um amplo processo de mobilização indígena no Cerrado e foi finalizado com a criação da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado - MOPIC. 
 
A Casa Verde é parceira da MOPIC, desde a criação desse importante coletivo político, e vem contribuindo para a realização de atividades de planejamento, diagnóstico da situação dos povos indígenas no Cerrado, articulação política e fortalecimento da mobilização.

Parceiros: Associação Timbira Wyty-Catë, Associação Warã, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
 
Fonte financiadora: Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) e Rainforest.

Confira também o sítio www.inverta.info/mopic.
 
Copyright © 2005 - 2017 A Casa Verde. Designed by JoomlArt.com Our site is valid CSS Our site is valid XHTML 1.0 Transitional