O mamulengo que chegou à cidade

A Casa Verde trabalha pelo fortalecimento e valorização da tradição do mamulengo, por meio do estímulo ao intercâmbio entre brincantes, da pesquisa e da difusão dessa autêntica manifestação da cultural popular. 


guas_da_tradioEncontro de Mamulengueiros: águas da tradição

Originário do Nordeste do país, principalmente de Pernambuco, esta expressão teatral acompanhou a migração para a periferia de grandes centros, como Rio e São Paulo.

Em Brasília não foi diferente. Os candangos nordestinos que para cá vieram em busca de trabalho trouxeram também sua arte. Há relatos de apresentações de mamulengo nos canteiros de obras, muito antes da inauguração da nova capital. 

Mas o mamulengo que aqui se brinca não é e não poderia ser igual ao do interior nordestino. Aqui, essa tradição vem sendo ressignificada, adquirindo novas formas e conteúdos. Para entender essas mudanças é que A Casa Verde realizou o "Encontro de Mamulengueiros: águas da tradição", reunindo bonequeiros do DF e do Entorno, mestres de mamulengos do Nordeste e estudiosos sobre o tema, durante três ciclos de seminários, oficinas e apresentações de mamulengos. As atividades foram realizadas em pontos de cultura do DF e Entorno, entres os meses de março, abril e maio de 2007.

Parceiros: ACTB, Laboratório de Teatro de Formas Animadas da UnB, Pontos de Cultura Circo, Boneco e Riso (Águas Lindas, GO), Invenção Brasileira (Taguatinga, DF), Meninos de Ceilândia e Rede de Ação Cultural do Gama.

Fonte financiadora: Prêmio Myriam Muniz, FUNARTE.

 

 



 
Copyright © 2005 - 2017 A Casa Verde. Designed by JoomlArt.com Our site is valid CSS Our site is valid XHTML 1.0 Transitional