Porque nem tudo que é torto, é errado

A Casa Verde atua na defesa da diversidade cultural e ambiental do Cerrado, por meio da articulação política e do apoio à produção e comercialização de produtos oriundos do uso sustentável da flora nativa.

Conheça, abaixo, as ações desenvolvidas pela Casa Verde no Cerrado.


criana_xakriabRede Cerrado, uma articulação de organizações da sociedade civil na defesa da biodiversidade do Cerrado, dos territórios e culturas de seus povos. Foi criada em 1992, por ocasião da assinatura do Tratado dos Cerrados, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), com o objetivo de articular esfoços conjuntos da sociedade civil para o enfrentamento dos problemas socioambientais que afetam o bioma.

A Casa Verde integra a Coordenação da Rede Cerrado, na gestão 2007-2009.

Fique por dentro das atividades da Rede Cerrado. Visite o site www.redecerrado.org.br.  

 

baruFomento a Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultores(as) Familiares visa o fortalecimento de duas experiências de referência de mobilização social e produção sustentável no Cerrado: a Articulação Pacari de Plantas Medicinais e o Centro de Produção, Pesquisa e Capacitação do Cerrado (CEPPEC) – uma organização dos agricultores familiares assentados da Reforma Agrária no Assentamento Andalucia, em Nioaque, Mato Grosso do Sul.

Parceiros: Associação Pacari e CEPPEC.

Fonte financiadora: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

apicultores_pqComercialização e Certificação Apropriadas de Produtos da Biodiversidade Brasileira (COMCERTA) é resultado do Consórcio Ecossocial (COESO) que integra outras sete entidades além da Casa Verde e visa: a) identificar barreiras institucionais e de mercado para o uso sustentável da biodiversidade em grande escala no Cerrado; b) propor caminhos para sua superação; c) apoiar as comunidades de produtores que se encontram pressionadas por processos de degradação ambiental na região.

Parceiros: Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (AGROTEC), Centro de Agricultura Alternativa (CAA), Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Fundação Pró-Natureza (FUNATURA), Fundação Centro Brasileiro de Referência e Apoio Cultural (CEBRAC), Instituto Internacional de Educação para o Brasil (IEB) e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Fonte financiadora: Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).

 

supl_pqCerrado no Mercado Floresta, projeto destinado à promoção da participação de pequenos produtores e produtos do Cerrado num dos maiores eventos de comercialização de produtos oriundos do uso sustentável da biodiversidade, já realizados no Brasil: o Mercado Floresta, ocorrido em novembro de 2005, em São Paulo. Além da inserção no Mercado Floresta, o projeto realizou atividades de formação de pequenos produtores e fóruns de discussão sobre os desafios da comercialização para esses novos produtos, integrando programas de governo, organizações não governamentais, pequenos produtores e empresas, em outros eventos.

Parceiros: ISPN e Amigos da Terra.

Fonte financiadora: PPP-ECOS.

 
Copyright © 2005 - 2017 A Casa Verde. Designed by JoomlArt.com Our site is valid CSS Our site is valid XHTML 1.0 Transitional